São Salvador: Mobilidade urbana avança com novos equipamentos para o BRT


21/10/2024 - Tribuna da Bahia

Neste mês, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros, com capacidade máxima para conduzir mais de 150 passageiros


Foto Romildo de Jesus


Numa realidade cada vez mais complexa da mobilidade urbana as grandes cidades, Salvador avança na qualificação do modal de transporte público BRT (Bus Rapid Transit) ou simplesmente Transporte Rápído por ônibus. O modal se faz presente em mais de 180 cidades mundo afora, e implantado no Brasil na cidade de Curitiba, no Paraná, em 1970. O BRT de Salvador começou a ser implantado em 2018 e está em funcionamento0 desde 2022. Atualmente são nove estações ao longo de 13 quilômetros em quatro linhas, no eixo Lapa-Iguatemi-Itaigara.

Neste mês, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros, com capacidade máxima para conduzir mais de 150 passageiros. As primeiras viagens do veículo na linha B1 do BRT Salvador, que faz o trajeto Rodoviária x Pituba, foram realizadas sob o comando de uma motorista mulher, contratada por meio do projeto Mulheres no Volante. A ação envolve a Semob, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra).

Salvador está em fase preparatória para aquisição de financiamento junto ao Banco Mundial, na ordem de US$94 milhões, que possibilitará a compra de quase 100 ônibus elétricos que irão incrementar a frota do transporte coletivo. Para garantir o modelo mais adequado ao sistema de transporte da cidade, a Semob segue em fase de testes com modelos diversos.

Novo ônibus -O novo ônibus operado experimentalmente no sistema BRT é do tipo sanfonado articulado da BYD, gigante chinesa de fabricação de veículos elétricos, e que tem investimentos na montagem da sua fábrica no Polo Petroquimico de Camaçari, onde antes funcionava a Ford. Nessa primeira fase de testes, o coletivo segue o itinerário de forma expressa direto para Estação Pituba. Além da viabilidade técnica, o período de avaliação inclui a importante opinião dos passageiros. Folders com uma pesquisa de satisfação em QR Code estão espalhados nas estações do BRT para que os usuários registrem suas impressões.

"Trazer esse tipo de veículo para Salvador faz com que a gente conheça as especificidades do equipamento e nos ajuda a verificar seu desempenho. Estamos trabalhando para que em breve nossa cidade receba cada vez mais ônibus modernos e de alta capacidade de transporte", afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.