18/03/2024 - Autodata
São Paulo – A Eletra anunciou dois modelos de ônibus escolares 100% elétricos em parceria com a Caio. São os primeiros veículos do tipo lançados no Brasil, que serão apresentados ao público na terça-feira, 19, e na quarta-feira, 20, no C-Move Brasília, DF.
Um deles utiliza chassi Volkswagen Caminhões e Ônibus de 9m60 de comprimento e carroceria Foz Super da Caio, com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante. Os motores e a bateria são WEG, e a autonomia varia de 120 quilômetros a 140 quilômetros, com recarga regenerativa e ar-condicionado.
Ônibus elétrico com com chassi Mercedes-Benz e carroceria Caio. Foto: Divulgação
O outro tem praticamente os mesmos componentes e o que muda é o chassi Mercedes-Benz de 11m30 e capacidade para 52 passageiros. A autonomia deste é de 110 quilômetros a 120 quilômetros. Em ambos os modelos a tecnologia de tração elétrica e integração é da Eletra.
Segundo a Eletra com uma frota de cem ônibus escolares elétricos deixa-se de emitir, ao longo de um ano, 1 mil 66 toneladas de CO2 na atmosfera. Todos os veículos são produzidos em área industrial de 27 mil m² em São Bernardo do Campo, SP.
A nova fábrica começou a operar em maio de 2022 e possui capacidade para produzir 150 ônibus elétricos por mês ou até 1,8 mil por ano, quantidade que pode ser acrescida em 50% dependendo da demanda.