ES: Governo confirma a compra de 50 ônibus elétricos até 2025


06/12/2023 - ESBrasil

Por Kebim Tamanini

O Sistema Transcol tem quatros ônibus elétricos que passaram por testes desde 2019. Foto Governo ES

Atualmente, o Sistema Transcol já conta com quatro veículos desse porte que estavam em fase de teste desde 2019.

O governador Renato Casagrande participou de uma reunião com executivos da empresa Marcopolo na manhã desta quarta-feira (06/12) para anunciar um investimento da ordem de R$ 50 milhões destinado à produção de ônibus elétricos em São Mateus. Durante o encontro, o governador confirmou a notícia publicada dias atrás pelo portal ES BRASIL sobre a aquisição de 50 ônibus elétricos até 2025.

“O Governo do Estado iniciará a compra de 50 novos veículos elétricos para dar início à nossa transição energética. Durante a COP-28, anunciamos a substituição dos combustíveis fósseis em nossa frota de veículos leves por biocombustível, e agora estamos iniciando a transição da frota do Sistema Transcol para veículos elétricos”, afirmou o governador.O governador Casagrande com os executivos da Marcopolo. Foto: Governo ES

A decisão de adquirir esses novos veículos veio após o Governo do Estado ficar satisfeito com o desempenho e os benefícios sustentáveis dos quatro ônibus elétricos que circulam pela Grande Vitória desde 2019. Atualmente, os capixabas da Região Metropolitana contam com 1600 carros no transporte público.

Em relação ao meio ambiente, a política de tornar o transporte público na Região Metropolitana mais sustentável é uma das principais prioridades da atual administração capixaba. Vale ressaltar que, em média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 por ano.
Renovação

Os ônibus elétricos fazem parte de um conjunto de investimentos realizados pelos consórcios operadores em parceria com o Governo do Estado desde o início de 2019, visando à modernização e expansão da frota do Sistema Transcol. Atualmente, os quatro ônibus elétricos estão em operação nas linhas troncais que cobrem a Região Metropolitana da Grande Vitória. Cada um desses veículos tem uma autonomia de 120 a 150 quilômetros, com recarga oportunista, e atinge uma velocidade máxima de 60 quilômetros por hora.