22/10/2023 - Mais Goiás
O Mais Goiás já havia adiantado que a gestão buscaria esse recurso após falhar no processo de alugar a frota elétrica.
Após fracasso no processo de aluguel, Governo de Goiás começa a comprar ônibus elétricos (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)
Duas semanas após antecipar o contrato de concessão das empresas do transporte coletivo da região Metropolitana de Goiânia, o Governo de Goiás está perto de adquirir seis ônibus elétricos para a operação do Eixo Anhanguera. Os veículos devem somar a frota da Metrobus até o começo do ano que vem. A expectativa é que até 2024, um total de setenta carros sejam comprados, gradativamente. O Mais Goiás já havia adiantado que a gestão buscaria esse recurso após falhar no processo de alugar a frota elétrica.
Chegando em janeiro, a expectativa é que a Metrobus inicie a operação no mês seguinte. São seis veículos com chassi BYD modelo D11B com 22 metros e carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes.
O modelo é semelhante ao que já foi testado inicialmente no Eixo Anhanguera no começo de 2022. Cada ônibus deve custar aproximadamente 3 milhões e quatrocentos mil reais. Haverá também o custo de 600 mil reais para adquirir todos os carregadores necessários para que a operação seja iniciada.