Cada ônibus elétrico da chinesa BYD evita emissão de CO2 para atmosfera equivalente a plantar 892 árvores
23/09/2023 - Xinhua
Cada ônibus elétrico da fabricante chinesa Build Your Dreams (BYD) no Brasil evita a emissão de 125.000 kg de CO2 por ano, o equivalente a plantar 892 árvores, afirmou a empresa nesta quarta-feira, véspera do Dia da Árvore, que se comemora a cada 21 de setembro.
Presente no país desde 2015, a BYD tem atualmente ônibus urbanos elétricos circulando em 11 cidades brasileiras e já são 10 as empresas que utilizam os ônibus elétricos da companhia para fretamento.
Os ônibus a bateria da BYD não emitem dióxido de carbono, não geram poluição acústica e têm uma autonomia de até 250 quilômetros com uma única carga de bateria.
Os ônibus elétricos trazem muitos benefícios ao meio ambiente e à saúde humana. "A BYD busca constantemente a excelência no transporte público de qualidade, combinando tecnologia com responsabilidade com o meio ambiente. Os veículos 100% elétricos não geram poluição ambiental nem acústica", afirmou Bruno Paiva, diretor da Divisão de Ônibus da BYD do Brasil.
As viagens a bordo de um ônibus elétrico são mais silenciosas, porque não tem ruído gerado pelos motores e pelos sistemas de combustão e são mais estáveis porque não há vibrações geradas pelos motores a diesel, o que garante maior segurança para os usuários. Os motoristas também se beneficiam, já que trabalham em um veículo mais confortável e com diversas tecnologias de vanguarda que facilitam a direção.
A mudança da matriz energética dos distintos modos de mobilidade é um movimento que ganha cada vez mais terreno e que responde às demandas da sociedade de melhorar o transporte público e a qualidade de vida da população.
Maior fabricante mundial de veículos elétricos, a BYD vem crescendo e expandindo suas operações, investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e focando em diversos segmentos. Um exemplo disso é que um em cada cinco telefones celulares vendidos no mundo utiliza componentes fabricados pela empresa.
"A sociedade exige cada vez mais que os gestores públicos tenham mais responsabilidade no uso de veículos não poluentes. O custo da exploração dos ônibus elétricos é, em média, a metade de um veículo a diesel", afirmou Paiva.
Segundo ele, isso se deve a que os motores e sistemas elétricos utilizam menos componentes que os motores a combustão, o que os faz mais eficientes e reduz diversos custos de manutenção e revisão.
No futuro, a BYD, que já lidera a revolução das energias limpas, seguirá fiel a sua aspiração de sustentabilidade e oferecerá as melhores experiências de mobilidade a mais clientes de todo o mundo, acelerando a transição em direção a um futuro mais ecológico e contribuindo para a audaciosa e vital missão de reduzir a temperatura do planeta Terra em 1 °C.
A BYD abriu sua primeira fábrica de ônibus 100% elétricos no Brasil em 2015, na cidade de Campinas (estado de São Paulo).
Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para produzir módulos fotovoltaicos. Em 2020, para abastecer a frota de ônibus elétricos, começou a operar sua terceira fábrica no Brasil, no Polígono Industrial de Manaus (norte), dedicada à produção de baterias de lítio ferro fosfato (LiFePO4).
A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro.
A BYD também vende no Brasil sistemas de armazenamento de energia, conversores, caminhões, caminhonetes e automóveis, todos elétricos e com baixas emissões poluidoras.
Em novembro de 2021, a montadora chinesa deu o primeiro passo para começar a vender carros de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma consolidada de concessionárias em operação.