Curitiba inicia testes com ônibus elétrico de 15 metros e três eixos


01/08/2023 - Blog do Caminhoneiro


Um novo modelo de ônibus elétrico inicia as operações na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Trata-se do Eletra XY045, modelo com três eixos e 15 metros de comprimento. Essa operação vem na sequência do teste do mesmo modelo, porém com dois eixos e 12 metros, que rodou por 30 dias. Só nesse ano, esse é o quatro modelo elétrico sendo testado na capital. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.

O lançamento dessa nova operação se deu na Praça 29 de Março. Em entrevista, o prefeito Rafael Greca disse que “nesse marco que simboliza o passado com a fundação de Curitiba, estamos ao lado do marco que simboliza o futuro da nossa cidade, que é o ônibus elétrico.” O Eletra tem capacidade para até 78 passageiros. O chassi é Scania, a carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg.


Outros modelos de ônibus híbridos e totalmente elétricos já estão sendo testados na cidade há alguns anos. A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. Os primeiros ônibus elétricos fixos devem começar a rodar a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

De acordo com o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, dois modelos entraram em teste na linha Interbairros II: “A ideia é fazer testes na mesma linha para que tenhamos uma mesma base de comparação entre as marcas, podendo avaliar performance nas mesmas condições de trabalho.”

Esse veículo já iniciou a rodar com passageiros na semana passada, executando a linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.


* Com informações de Renato Lobo (Via Trólebus) e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Fotos de José Fernando Ogura (SMCS).