BYD e Volvo apresentam novos ônibus elétricos no Brasil


11/08/2023 - Estadão

Modelos são para transporte urbano de passageiros e chegarão em breve; BZL é o primeiro Volvo no segmento de ônibus elétricos no Brasil


Volvo BZL
Divulgação

Volvo e a BYD acabam de apresentar novos ônibus elétricos no Brasil. Os chassis foram revelados durante o Seminário Nacional NTU, nesta semana em Brasília. Vale lembrar que, no próximo dia 29 de agosto, a Volvo vai apresentar o modelo, batizado de BZL. E o Estradão vai participar do evento e trará detalhes do novo veículo.

Além da marca sueca, a chinesa BYD também apresentou um novo modelo durante o evento da NTU. Afinal, o encontro reuniu montadoras, organizações e profissionais ligados à área do transporte público. Bem como do setor de mobilidade urbana.

Assim, o BZL promoverá a estreia da Volvo no segmento de ônibus 100% elétricos no Brasil. Contudo, essa não é a primeira investida da fabricante sueca no segmento no País. No início deste ano, a Volvo começou a testar o caminhão FM Eletric com clientes brasileiros.

Conforme a Volvo, o BZL tem opções com um ou dois motores elétricos de 200 kW cada. Ou seja, no total, a potência chega a cerca de 540 cv. Por sua vez, a transmissão é automatizada de duas velocidades. Além disso, pode ter pacotes de três a cinco baterias de 94 kWh cada. Entre os equipamentos, há freios a disco e suspensão a ar, por exemplo.

Novo ônibus BYD tem autonomia de 250 km

BYD D9W foi apresentado no evento da NTU com carroceria Marcopolo
Foto Diário do Transporte

Da BYD, há duas famílias de chassis elétricos disponíveis no Brasil: D9 e D11. O ônibus apresentado nesta semana faz parte da primeira. Trata-se do D9W, um modelo de piso baixo. De acordo com a BYD, a autonomia alcança 250 km.

Conforme a marca, o D9W tem dois motores elétricos de 150 kW cada. Portanto, a potência é equivalente a 402 cv. O conjunto está integrado às rodas do eixo traseiro. Além disso, há um módulo eletrônico que faz o controle de tração. O novo modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Segundo a BYD, o novo ônibus vem com suspensão a ar.