Orlando cria 1º corredor verde do Grande ABC com ônibus 100% elétricos
23/06/2023 - ABC Repórter
Por Maicom
Medida é o pontapé inicial dado pelo prefeito Orlando Morando para substituição gradativa de toda a frota; nesta etapa, serão sete veículos da Eletra, fabricados na cidade, fortalecendo
O prefeito Orlando Morando, ontem pela manhã, no Batistini, disse que as novas unidades irão circular na Linha 20, encarregada por já atender cerca de 4.000 passageiros por dia
A gestão do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, inova com a implantação do primeiro corredor verde de transporte coletivo do Grande ABC, que passou a operar ontem (22), com ônibus 100% elétricos, movidos a bateria, fortalecendo o conceito de sustentabilidade e, na prática, redução do impacto ambiental. “Estamos lançando o primeiro corredor verde da cidade, pioneiro da região. Nossa frota é composta por cerca de 400 veículos, frisou o prefeito Orlando Morando.
O prefeito Orlando Morando, ontem pela manhã, no Batistini, disse que as novas unidades irão circular na Linha 20, encarregada por já atender cerca de 4.000 passageiros por dia
São Bernardo cria 1º corredor verde do Grande ABC com ônibus 100% elétricos
Com base no conceito de sustentabilidade e, na prática, redução do impacto ambiental, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, deu pontapé inicial nesta quinta-feira (22/6) na implantação do primeiro corredor verde de transporte coletivo do Grande ABC a operar com ônibus 100% elétricos, movidos a bateria. Com a medida, o município começa processo efetivo de substituição gradativa dos atuais veículos a diesel para os novos modelos, cuja tecnologia permitirá a diminuição da emissão de poluentes.
Os modernos ônibus elétricos integrantes do novo corredor são projetados e produzidos na fábrica da empresa Eletra, sediada em São Bernardo. Nesta primeira etapa, serão sete unidades nestes moldes. O modelo foi apresentado pelo chefe do Executivo, ao lado da presidente da Eletra, Milena Braga Romano, e representantes da BR7, responsável pela operação das linhas municipais. O investimento privado se deu na ordem de R$ 2,5 milhões por cada unidade, totalizando um volume de R$ 17,5 milhões nesta fase.
“Estamos lançando o primeiro corredor verde da cidade, pioneiro da região. Nossa frota é composta por cerca de 400 veículos. Essa é a etapa inicial, importante, buscando ter sustentabilidade, práticas modernas no transporte coletivo, sem poluição do ar ou sonora. A produção se dá em São Bernardo, uma grande sinergia, gerando emprego no município. Em relação ao sistema, é um passo à frente, trazendo uma tendência de grandes centros do mundo”, frisou o prefeito Orlando Morando, acompanhado dos secretários municipais Delson José Amador (Transportes e Vias Públicas) e Ademir Silvestre (Concessões e Parcerias).
As novas unidades irão circular na Linha 20, encarregada por já atender cerca de 4.000 passageiros por dia, em trajeto que vai do Parque Imigrantes até o Paço Municipal, passando ainda pelas regiões do Royal Park, Batistini e Demarchi. No total, são 28 paradas, incluindo dois terminais, como o Batistini, compreendendo um percurso de origem e destino de quase 30 quilômetros. Juntos, os ônibus farão aproximadamente 100 viagens diárias – os carros, de 12,1 metros de comprimento, possuem capacidade para 72 passageiros.
Com tecnologia brasileira e mão de obra no município, os veículos têm autonomia de 240 quilômetros, o que dá condições de percorrer uma viagem com trajeto de São Bernardo até a cidade de Campinas sem carregar a bateria – além da emissão zero de gás carbônico (CO²) e outros poluentes. A recarga da bateria ocorre num período médio de três horas, normalmente na garagem da empresa operadora.
O corredor entrará em funcionamento integral até o fim deste ano. Dirigente da Eletra, Milena sustentou que a capacidade de produção da fábrica, localizada próxima à Via Anchieta, na região da Paulicéia, é de 1.800 ônibus elétricos por ano, algo em torno de sete carros por dia. “Grande diferencial é que a tecnologia é 100% desenvolvida no Brasil, por engenheiros próprios. Todas as peças utilizadas nos ônibus, como chassi, carroceria, bateria e motor, são nacionais. Isso nos dá segurança e uma garantia de manutenção simples, rápida e eficiente, por termos estoque disponível no mercado local.”
ESTRUTURA – Os novos ônibus destacados para o corredor verde irão contar com ampla estrutura e tecnologia, projetando-se para o futuro, assegurando conforto aos usuários, com ar-condicionado, conector para carregador USB e sistema de aceleração contínua e automática. As unidades trarão, ainda, vantagens de economia, tendo menor custo de manutenção, e terão maior vida útil. O motor elétrico e o equipamento de propulsão, que movem os ônibus elétricos, duram de 20 a 25 anos.