Eletra

Ônibus elétrico brasileiro deve conquistar os mercados nacional e internacional

14/06/2023 - Garagem 360

Por Paulo Silveira Lima

“É muito importante nossa parceria com a China, mas prefiro que sejam comprados ônibus nacionais”, disse Lula. O presidente defendeu a participação ativa do governo nas políticas públicas de apoio à conversão das frotas de transporte público a diesel para veículos elétricos. “O Estado tem um papel essencial, cabe ao Estado brasileiro garantir a sobrevivência da indústria brasileira”, afirmou.

Eletra e-Bus é o primeiro ônibus brasileiro 100% elétrico
Foto Divulgação/Eletra

O presidente percorreu as instalações da empresa, posou para fotografias com os funcionários e fez um discurso para 300 convidados, num palco instalado num pavilhão industrial. Lula esteve acompanhado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e outros sete ministros, entre eles Fernando Haddad (Fazenda) e Renan Filho (Transportes).

“Foi um evento importantíssimo para apresentar a realidade dos investimentos, empregos e tecnologia da indústria da mobilidade elétrica para o presidente, vice-presidente, ministros, prefeitos e autoridades locais”, resumiu presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos.

Na visão da diretora executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, a visita presidencial representa um ponto de virada para a indústria do transporte sustentável no Brasil “Foi um evento emblemático para a Eletra, para a indústria nacional e para a eletromobilidade”, afirmou. “Apresentamos ao presidente veículos totalmente fabricados no Brasil, com tecnologia desenvolvida no País”.

Lançado no final de 2013, o Eletra e-Bus é o primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria. O veículo é o resultado de uma parceria com as empresas japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.Trata-se de um ônibus tracionado por um motor elétrico cuja única fonte de energia é um banco de baterias, instalado a bordo do veículo.

É o mesmo sistema de tração de um trólebus comum, porém sem a necessidade de rede aérea externa.
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Durante visita à fábrica, Lula prometeu apoio do governo à eletrificação da frota nacional de ônibus
Foto Divulgação/Eletra

Lula elogiou a persistência da fundadora da Eletra, a empresária Maria Beatriz Setti Braga, afirmando que há mais de 20 anos ela já defendia ônibus elétricos brasileiros, quando pouco acreditavam na ideia.
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Empresa brasileira fundada em 1999, a Eletra se mudou para um novo prédio de 27 mil m² no km 16 da Via Anchieta, onde terá capacidade para produzir 150 ônibus elétricos/mês, de olho na crescente demanda pela mobilidade urbana sustentável nos mercados brasileiro e internacional.

A ampliação da capacidade faz parte de um plano de investimentos de R$ 150 milhões, cujo objetivo é posicionar a empresa como líder latino-americana e global na produção de ônibus elétricos. A Eletra já exporta seus veículos para países vizinhos, como o Chile.

Segundo estimativas do Grupo de Veículos Pesados da ABVE, a cadeia produtiva do ônibus elétrico no Brasil tem capacidade de gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos no País nos próximos três anos.