Passagem mais barata? Ônibus elétrico no Brasil baixaria as tarifas, diz especialista
29/05/2023 - R7
Estudos de eletromobilidade mostram que o eletrificado tem custo de operação menor, apesar de contar com preço de venda maior
Volkswagen anunciou início de testes de ônibus elétrico, o e-Volksbus
Divulgação Volkswagen
O ônibus elétrico é uma opção para baratear as tarifas de ônibus. Foi o que disse David Ricardo, sócio-fundador da Elev, empresa especializada no setor da eletromobilidade, ao R7.
Isso porque, segundo ele, esse tipo de veículo tem custo de operação menor que os ônibus tradicionais, apesar de ter preço de venda maior. No final das contas, o desconto com a operação é maior que os gastos extras com a compra do veículo.
“As últimas aquisições aqui no Brasil levaram um preço médio de R$ 2,5 milhões e meio por unidade. Isso é mais ou menos três, três e meio vezes mais o custo de ônibus convencional. Em compensação, com o ônibus elétrico, eu vou ter uma economia para cada quilômetro rodado em torno de seis a sete vezes menos”, afirmou.
Nesse sentido, David Ricardo dá o exemplo da cidade de Bogotá. Ele conta que a capital da Colômbia está implementando ônibus elétricos em sua frota urbana.
“Em Bogotá, o ônibus elétrico ainda não chegou a 20% da frota total, então há um caminho ainda para crescer. [Porém], há expectativa de redução do preço de tarifa em torno de 30% a 40%, quando esse número chegar por exemplo a 50% da frota.”
Segundo um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, de 2022, o ônibus elétrico custa R$ 1.400 durante os 15 anos de sua vida útil.
Reprodução Banco Interamericano de Desenvolvimento
De forma semelhante, o presidente da Volkswagen tem essa visão. Segundo Roberto Cortes, o custo de operação de um eletrificado é de 50% a 70% inferior ao do veículo tradicional.
A declaração foi feita em fábrica da montadora em Resende (RJ). Lá, a companhia anunciou que já começou os testes do protótipo o e-Volksbus. Ele é um ônibus 100% elétrico.
São Paulo
Em São Paulo, lei aprovada no ano passado obriga que o município tenha 2.660 ônibus elétricos até o final de 2024.
A Prefeitura disse ao R7, por meio da SPTrans, que tem o “objetivo” de “substituir os veículos por modelos mais modernos e que não emitem poluentes”. Ainda, informou que, entre os 220 eletrificados, 19 são totalmente movidos a bateria e 201 são trólebus.
“As empresas concessionárias já apresentaram pedidos para a produção de 2.292 ônibus elétricos, que deverão ser entregues entre 2023 e 2024, sendo 1.624 unidades com entrega prevista para 2023 e 668 para 2024. Atualmente, a frota operacional da cidade é de 11.934 ônibus”, declarou a estatal paulistana.
*Sob supervisão de Ana Vinhas