Transporte Coletivo: Cascavel apresenta ônibus elétrico
Veículos tem ar-condicionado, rampa de acesso para cadeirantes, além de freios regenerativos ABS
17/05/2023 - Catve
A Prefeitura de Cascavel apresentou o ônibus elétrico, nesta quarta-feira (17). Nesta manhã, a imprensa pode conhecer o veículo e, juntamente com autoridades, trafegar pelas ruas.
Foto Secom
Para a cidade, foi necessário fazer alguns ajustes como portas dos dois lados. Ele tem luzes em todo o inteior do veículo, portas automáticas, controle de passageiros, além de ser bastante silencioso.
O Município, por meio da Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), realizou o pregão eletrônico para compra de 15 ônibus elétricos, dos quais dois são articulados e 13 básicos, para incorporação na frota do serviço público de transporte de passageiros, no conceito de operação privada de frota pública.
O valor do investimento é de mais de R$ 43 milhões e todos os veículos são equipados com autonomia de, pelo menos, 250 km, ar-condicionado, piso baixo total, rampa de acesso para cadeirantes, Wi-fi, conectores em UBS, vidros com tratamento UV, capacidade para, no mínimo, 75 passageiros, carregamento em no máximo quatro horas, além de freios regenerativos ABS e suspensão a ar que permite o "ajoelhamento" do veículo.
Marcelo Barella, diretor da Higher na América do Sul, explica que o Município vai receber ônibus de última geração e modernos, como os utilizados na Europa e China, trazendo mais conforto à população.
Ele também comentou que os ônibus tem tecnologia de ponta e é estruturado para montar no Brasil em 2024, no Ceará.
A empresa tem 12 meses para entregar os veículos, mas a expectativa é de que eles sejam disponibilizados antes do prazo.