Ceará terá fábrica de ônibus elétricos
15/07/2022 - Automotive Business
Por Fernando Miragaya
TEVX Higer assina acordo para instalar sua primeira unidade na América Latina com produção prevista para 2024
O Brasil ganhará mais uma fábrica de ônibus elétricos. A TEVX Higer assinou, nesta quinta-feira, 14, memorando de intenções com o governo do Estado do Ceará para instalação de uma unidade da empresa. A linha será erguida no polo de Pecém, na região metropolitana de Fortaleza, com início da produção previsto para 2024.
O documento foi assinado no Palácio da Abolição, sede do governo cearense, pela governadora Izolda Cela, o diretor da TEVX Higer, Alexandre Colonese, e o diretor da Higer Bus para América Latina, Marcelo Barella.
Ônibus elétricos feitos no Ceará específicos para o Brasil
Na fábrica do Ceará serão feitos dois modelos de ônibus elétricos: o urbano Azurea 12BR e o de fretamento FE10BR. Segundo a TEVX Higer, ambos foram desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro.
“A meta é ter a fábrica produzindo já em 2024. Antes disso, já começamos a importação dos veículos e geração de empregos, com o treinamento e formação de profissionais especializados em veículos elétricos para atuar junto aos clientes”, disse Colonese.
A produção de outros veículos elétricos na unidade cearense não está descartada. No comunicado, a empresa diz que a fábrica será responsável pela produção de ônibus zero combustão em “um primeiro momento”.
Fusão de duas empresas
A fábrica do Ceará será a primeira linha de montagem da marca chinesa na América Latina. Fruto de uma parceria entre a TEVX Motors e a Higer Bus, a fabricante atua em mais de 100 cidades pelo mundo, com ônibus elétricos e veículos a hidrogênio.
“Queremos acelerar a eletromobilidade no Brasil e utilizaremos nossos parceiros globais, já instalados no país, gerando empregos e tornando o país um hub de inovação nesse mercado”, prometeu Barella.