Indústria

Marcopolo vai apresentar primeiro ônibus 100% elétrico em simpósio em São Paulo

14/06/2022 - Mercado e Eventos

Por Pedro Menezes

Desde outubro de 2021, o Attivi vem sendo testado em operação assistida pela Marcopolo, em parceria com a Suzantur, em área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo

A Marcopolo participa do 11º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos, nesta terça-feira (14), no São Paulo Airport Marriott, para destacar a evolução da produção, ainda este ano, do seu primeiro ônibus 100% elétrico, o Attivi. A companhia pretende iniciar a fabricação das primeiras 30 unidades no segundo semestre de 2022.

“Nosso projeto envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. O que permitiu a redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, tornando o nosso modelo mais leve, de maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno, pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação”, explica Renato Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo.

Segundo o executivo, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.

Desde outubro de 2021, o Attivi vem sendo testado em operação assistida pela Marcopolo, em parceria com a Suzantur, em área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, em trajeto curto e sem passageiros para análise e avaliação de desempenho.

Este ano, a empresa concluiu o processo de homologação do modelo e agora está realizando os testes de validação para atender às condições das severidades das ruas brasileiras.