Univale irá testar primeiro ônibus 100% elétrico e movido a energia solar na região
15/12/2021 - Diário do Aço, Ipatinga
Concessionária do transporte intermunicipal informou que
após o período de teste tornará públicas outras informações. Foto Humberto Abreu
A Univale Transportes irá testar o primeiro ônibus totalmente elétrico da região do Vale do Aço. Inicialmente, o veículo será utilizado para o transporte público de trabalhadores na área interna da Usiminas, em Ipatinga. Conforme dados repassados pela empresa, a utilização do veículo incialmente será um teste feito em parceria com a empresa BYD (Build Your Dreams), a pedido da própria Usiminas.
O ônibus chegou na região na última semana, mas a Univale não informou quando deve começar a circular. “Em parceria com a BYD, recebemos e iremos testar, atendendo pedido da
Usiminas, um ônibus movido a eletricidade para avaliação e performance na planta de Ipatinga”, informou a empresa, em nota enviada ao Diário do Aço.
A BYD é uma multinacional que trabalha com módulos fotovoltaicos, armazenamento de energia, baterias de lítio, empilhadeiras e que vem se destacando pela fabricação de veículos elétricos. No mercado brasileiro, a BYD vem oferecendo chassis de ônibus 100% elétricos, enquanto a carroceria é fabricada com outras empresas parceiras.
Também neste mês de dezembro a BYD teria disponibilizado um ônibus superarticulado 100% elétrico para que a SPTrans, gerenciadora de transportes no município de São Paulo, avalie a sua utilização. A empresa afirma que o ônibus disponibilizado para São Paulo é o primeiro superarticulado 100% elétrico do Brasil, e teve os requisitos aprovados.
Economia
Ainda conforme dados do fabricante, para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a R$ 18 mil por mês, para rodar toda a linha. Se for ônibus elétrico, o custo é reduzido para R$ 3 mil para rodar a mesma linha. Uma diferença de seis vezes. A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a dez anos, com média de cinco anos.
A empresa atesta também que os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%. Podendo atingir até 250 Km de autonomia, com variações conforme as condições de uso.