Internacional

Moscovo tem agora 900 autocarros elétricos em funcionamento

26/12/2021 - Pplware



A transição para uma mobilidade elétrica não acontecerá somente a partir dos carros particulares, mas envolverá também os transportes públicos. Assim sendo, a cidade de Moscovo, na Rússia, já conta com 900 autocarros elétricos em funcionamento.

O objetivo da cidade passa por reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Autocarros elétricos em Moscovo

Há três anos, a capital da Rússia massificou a mobilidade elétrica com a chegada de um novo conjunto de autocarros elétricos produzidos pela fabricante Kamaz. Desde então, Moscovo tem melhorado relativamente à dependência dos combustíveis fósseis, bem como diminuído as suas emissões.

Agora, e mesmo a tempo das festividades, a cidade recebeu o seu 900.º autocarro elétrico, que irá funcionar, durante os próximos dias, na rota sul da cidade, decorado com luzes. Desta forma, Moscovo aproxima-se do futuro onde terá uma frota de mil autocarros elétricos.

A Rússia oferece financiamento a projetos que pretendam desenvolver, fortalecendo, a infraestrutura de transportes urbanos, por forma a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Ao abrigo desses incentivos, Moscovo já adquiriu 300 veículos elétricos.

A partir de agora, os autocarros elétricos garantirão 66 percursos na cidade de Moscovo, abrangendo uma distância de quase 800 quilómetros. Durante os três anos em que estiveram de serviço, os autocarros elétricos já transportaram 150 milhões de passageiros. Aliás, só este ano, foram transportadas cerca de 77 milhões de pessoas.

Substituir um autocarro por um autocarro elétrico reduz as emissões para a atmosfera em 190-260 kg por ano, e as emissões de CO2 em média de 60 toneladas por ano. Isto significa que vamos respirar ar ainda mais limpo em Moscovo, o que é muito importante para a imunidade de adultos e crianças.

Disse Maksim Liksutov, vice-presidente da cidade de Moscovo.

Paralelamente ao serviço de transporte público elétrico, Moscovo está a desenvolver infraestruturas de carregamento, por forma a impulsionar a mobilidade elétrica dos carros privados. Se hoje em dia existem cerca de 150 estruturas, no final de 2023 espera-se que este número aumente para 500.