São Salvador dos Campos

Serviços Industriais do Norte do Estado (SINE)
1958 - 1967

Histórico

Em 1953, a Secretaria de Viação e Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, lança o Plano de substituição dos bondes de Campos, por ônibus elétricos, como em outras cidades brasileiras. No mesmo ano são realizados os primeiros levantamentos topográficos para a instalação das linhas.

Em dezembro de 1953, o Governador do Estado do Rio de Janeiro,  Amaral Peixoto assina decretos desapropriando dois terrenos, localizados nas ruas Sacadura Cabral e Tenente Coronel Cardoso,  para a construção da garagem dos trólebus. 

Em 1954, é iniciada a instalação da rede aérea. 

No dia 22 de setembro de 1954, chega à cidade o primeiro trólebus, procedente de Niterói. No dia 25 de setembro, durante a Exposição Agropecuária, o veículo é colocado em exposição.


Entrega do primeiro carro, em 1954. Coleção Emídio Gardé

Entrega do primeiro carro, em 1954, aindo com a marca do SERVE de Niterói
Coleção Emídio Gardé


Em dezembro de 1954, o Governador Amaral Peixoto autoriza a entrega de 3,5 milhões de cruzeiros à superintendência dos Serviços Industriais do Norte do Estado, para auxiliar o lançamento do serviço de ônibus elétrico.

Em janeiro de 1957, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Miguel Couto Filho, anuncia a liberação de verba de Cr$ 6 milhões para implantação dos trólebus.

Em 1958, o SINE  adquire 9 trólebus de segunda mão  do SERVE de Niterói.

Em 1958, no dia 29 de junho, às 17 horas, com a presença do Governador Miguel Couto Filho, é inaugurada a primeira linha de trólebus  de Campos, a Linha 1, ligando a Praça São Salvador à Estação do Saco, via rua Alberto Torres.

Em 1959, no dia 19 de fevereiro, a Linha 1 é prolongada até a rua Tenente Coronel Cardoso, transformando-se em linha circular.

Em 1959, no dia 24 de dezembro, é inaugurado o ramal  até o Parque Leopoldina.

Em seguida é inaugurada a Linha  Caju – Usina Santo Antônio.

Em 1960, a  cidade sofre racionamento de energia elétrica durante 2 meses devido a uma forte descarga elétrica de uma tempestade que derrubou uma das torres de sustentação da rede de alta tensão em Conceição do Macabu.

Em julho de 1960, são entregues mais 5 trólebus, aproveitados nas linhas da Avenida 7 de Setembro e Usina Santo Antônio. 


Mapa de Allen Morrison


Em fevereiro de 1961, é realizado o primeiro teste do ônibus elétrico fabricado nas dependências do próprio SINE.

No final de janeiro de 1963, o SINE recebe mais três trólebus de Niterói para serem reformados. Em maio de 1963, é inaugurada a linha Estação do Saco - Parque do Rosário.

No dia 31 de agosto de 1964, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de nota oficial,  anuncia  que os trólebus  de Campos serão substituídos por ônibus a diesel.

No dia 26 de outubro de 1964, é extinta a linha do Caju.

No dia 21 de dezembro de 1965, o SINE (Serviço Industrial do Norte do Estado) muda de nome,  para Serviço de Viação de Campos.

Em 1967, no dia 12 de dezembro, na gestão do governador Paulo Torres, circula o último trólebus em Campos. Os carros são vendidos como sucata para a usina siderúrgica de Volta Redonda.

Extensão máxima da rede bifilar: 17 Km

Frota máxima: 9



REFERÊNCIAS:

Ônibus elétricos para Campos.  O Fluminense. Niterói. 04 dezembro. 1953, dezembro. p.1.

Trolley-Bus em Campos. O Jornal. Rio de Janiro. 15 janeiro 1957. p.8.

Inauguração dos serviços de trólebus em Campos. O Jornal. Rio de Janeiro. 18 junho 1958. p.10.

Nova Linha de Trolley-Bus. Última Hora. Rio de Janeiro. 31 dezembro 1959. p.3.

Mais Trolley-Bus. Última Hora. Rio de Janeiro. 07 julho 1960. p.4.

Ônibus estão sendo recuperados. O Fluminense. Niterói. 21 abril 1963. p.7.

Página lançada em 13 de janeiro de 2019