Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A - Transerp
1982 - 1999
Histórico
Em 1978, dentro de uma política de economia de combustível, um Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes preconizava a criação de um projeto piloto de implantação de um sistema de trólebus numa cidade média brasileira. No ano seguinte escolhem a cidade de Ribeirão Preto, sendo formalizado o Programa Piloto de Ribeirão Preto (PROTERP) através de convênio de cooperação técnica e financeira firmado entre o Ministério dos Transportes e a Prefeitura de Ribeirão Preto.
Em 1979, é criada a Empresa de Transportes Urbanos de Ribeirão Preto (Transerp), empresa municipal criada para implantar e operar o sistema de trólebus na cidade, além de gerir os serviços de transporte coletivo na cidade. O sistema de trólebus, através da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, é implantado com recursos federais a fundo perdido.
Em 1980, são concluídos os estudos para implantação dos primeiros corredores. No mesmo ano é aberto o processo licitatório para a compra de 22 trólebus, vencido pelo consórcio Caio/Villares. Em 1981 são iniciadas as obras de construção da garagem, oficinas, subestações e da rede elétrica bifilar. A primeira linha é inaugurada oficialmente no dia 30 de abril de 1982. A operação comercial é lançada no dia 24 de agosto, com a Linha Centro - Jardim Presidente Dutra, com veículos dotados de bilhetagem automática, uma novidade no Estado de São Paulo. Em pouco tempo a linha já transportava cerca de 12 mil passageiros/dia.
Em setembro de 1982, o sistema contava com frota de 11 trólebus, 14 km de rede bifilar e uma linha em operação, transportando mensalmente 360 mil passageiros.
Em 1978, dentro de uma política de economia de combustível, um Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes preconizava a criação de um projeto piloto de implantação de um sistema de trólebus numa cidade média brasileira. No ano seguinte escolhem a cidade de Ribeirão Preto, sendo formalizado o Programa Piloto de Ribeirão Preto (PROTERP) através de convênio de cooperação técnica e financeira firmado entre o Ministério dos Transportes e a Prefeitura de Ribeirão Preto.
Em 1979, é criada a Empresa de Transportes Urbanos de Ribeirão Preto (Transerp), empresa municipal criada para implantar e operar o sistema de trólebus na cidade, além de gerir os serviços de transporte coletivo na cidade. O sistema de trólebus, através da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, é implantado com recursos federais a fundo perdido.
Em 1980, são concluídos os estudos para implantação dos primeiros corredores. No mesmo ano é aberto o processo licitatório para a compra de 22 trólebus, vencido pelo consórcio Caio/Villares. Em 1981 são iniciadas as obras de construção da garagem, oficinas, subestações e da rede elétrica bifilar. A primeira linha é inaugurada oficialmente no dia 30 de abril de 1982. A operação comercial é lançada no dia 24 de agosto, com a Linha Centro - Jardim Presidente Dutra, com veículos dotados de bilhetagem automática, uma novidade no Estado de São Paulo. Em pouco tempo a linha já transportava cerca de 12 mil passageiros/dia.
Em setembro de 1982, o sistema contava com frota de 11 trólebus, 14 km de rede bifilar e uma linha em operação, transportando mensalmente 360 mil passageiros.
Em outubro de 1986, foi adotado o sistema de bilhetagem automática. Os bilhetes eram vendidos em três locais mantidos pela Transerp, um no terminal Central e mais dois pontos na periferia, além de 160 estabelecimentos comerciais. Até então só as cidades de Curitiba e Goiânia contavam com bilhetagem automática.
O sistema em outubro de 1986
Nº de linhas: 3, sendo 2 diametrais e uma radial
Frota: 19 em circulação e mais 3 de reserva
Passageiros: 850 mil/mês
Inauguração das Linhas / Corredores
30/04/1982 Centro - Jardim Presidente Dutra
07/08/1983 Centro - Jardim Independência
15/04/1984 Centro - Vila Virgínia
01/12/1984 Centro - Hospital das Clínicas
15/06/1992 Centro - Iguatemi
Em 30 de novembro de 1988, é inaugurada a reforma do terminal da Praça Carlos Gomes, no Centro, passando a funcionar como terminal de integração dos trólebus.
Em junho de 1985, o sistema contava com 22 trólebus, 3 linhas em operação e 30 km de rede bifilar. Em junho de 1990, ainda com 22 trólebus, o sistema transportava uma média de 33 mil passageiros/dia.
Inauguração das Linhas / Corredores
30/04/1982 Centro - Jardim Presidente Dutra
07/08/1983 Centro - Jardim Independência
15/04/1984 Centro - Vila Virgínia
01/12/1984 Centro - Hospital das Clínicas
15/06/1992 Centro - Iguatemi
Em 30 de novembro de 1988, é inaugurada a reforma do terminal da Praça Carlos Gomes, no Centro, passando a funcionar como terminal de integração dos trólebus.
Terminal da Praça Carlos Gomes em 1990
Foto Via Erwin Bus
Em junho de 1985, o sistema contava com 22 trólebus, 3 linhas em operação e 30 km de rede bifilar. Em junho de 1990, ainda com 22 trólebus, o sistema transportava uma média de 33 mil passageiros/dia.
Em 1990, em função do aumento do custo da energia elétrica, a empresa planejava ampliar sua frota com 16 ônibus diesel. Em fevereiro de 1991, a Transerp adquire 10 ônibus diesel para reforçar as linhas de trólebus. A empresa não adquiria novos veículos desde 1982.
O sistema em 1995
Nº de linhas: 6
Extensão da rede bifilar: 76 Km
Tensão: 600 volts
Frota: 22 trólebus
Subestações: 4
Potência instalada: 3.000 kW
Passageiros (1995): 6.343.453
Participação no mercado de transporte coletivo: 9,7%
População de Ribeirão Preto: 468.467
Em 1997, o sistema contava com 64 km de rede, 6 linhas e frota de 22 carros, transportando 5.192.654 passageiros.
O último trólebus de Ribeirão Preto circulou em 2 de julho de 1999, substituído por nova frota de ônibus a diesel.
Vídeo - Fim dos trólebus em Ribeirão Preto - EPTV Ribeirão
Extensão máxima da rede bifilar: 76 Km
Frota máxima: 22 trólebus
Extensão da Rede Instalada (Km)
1993 65
1994 65
1995 76
1996 76
1997 63,7
1998 76
Frota Patrimonial
1993 22
1994 22
1995 22
1996 22
1997 22
1998 22
Frota em Operação
1993 17
1994 16
1995 18
1996 15
1997 19
1998 19
Passageiros Transportados
1993 6.285.042
1994 6.004.402
1995 6.343.453
1996 5.810.479
1997 5.192.654
1998 4.620.191
Número de Linhas em Operação
1993 6
1994 6
1995 6
1996 6
1997 6
1998 6
1997 6
Vídeo - Fim dos trólebus em Ribeirão Preto - EPTV Ribeirão
Garagem da Transerp em 1999, após a desativação do sistema. Parte da frota é transferida pra Companhia de Transportes Urbanos (CTU) do Recife
Extensão máxima da rede bifilar: 76 Km
Frota máxima: 22 trólebus
Rede em 1997. Anuário ANTP dos Transportes Urbanos 1997
Extensão da Rede Instalada (Km)
1993 65
1994 65
1995 76
1996 76
1997 63,7
1998 76
Frota Patrimonial
1993 22
1994 22
1995 22
1996 22
1997 22
1998 22
Frota em Operação
1993 17
1994 16
1995 18
1996 15
1997 19
1998 19
Passageiros Transportados
1993 6.285.042
1994 6.004.402
1995 6.343.453
1996 5.810.479
1997 5.192.654
1998 4.620.191
Número de Linhas em Operação
1993 6
1994 6
1995 6
1996 6
1997 6
1998 6
1997 6
REFERÊNCIAS:
É hora de reivindicar trólebus. Transporte Moderno. Outubro 1982. p.6.
Em Ribeirão o sonho chega ao fim. Revista Transporte Moderno. 1990, junho.
Transerp adquire ônibus a dísel. Transporte Moderno. Fevereiro 1991. p.2.
Anuário ANTP dos Transportes Urbanos. Associação Nacional de Transportes Públicos. São Paulo. 1997. p.269.
Anuário ANTP dos Transportes Urbanos. Associação Nacional de Transportes Públicos. São Paulo. 1997. p.269.
Página lançada em 11 de maio de 2018.