Natal: ônibus elétrico e seis micro-ônibus começam a operar neste sábado


09/01/2024 - Tribuna do Norte

Por Redação 


A operação do ônibus elétrico da Trampolim da Vitória será realizada em diversas linhas
Foto Magnus Nascimento


A empresa de transporte público da Grande Natal, Trampolim da Vitória, a partir deste sábado (11), dará início aos testes do primeiro ônibus elétrico em todas as linhas da empresa e colocará em operação seis novos micro-ônibus, que vão atender inicialmente duas linhas intermunicipais: Pirangi-Parnamirim e São José-Barreta. Segundo o diretor da empresa, Almir Buonora, os testes são fundamentais para avaliar a viabilidade técnica e operacional do veículo na rotina do transporte público da Região Metropolitana de Natal. Além disso, o aumento da frota com os micro-ônibus tem o objetivo de facilitar a locomoção da população.

Segundo ele, a operação inicial do ônibus elétrico será realizada em diversas linhas, variando entre trajetos urbanos e intermunicipais. O período de testes deve durar cerca de 30 dias e tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN). Durante esse tempo, a empresa vai avaliar fatores como autonomia, tempo de recarga e adequação da infraestrutura elétrica necessária para operar uma frota maior de veículos elétricos.

“Estamos realizando o teste com o elétrico, e também considerando motores de outros formatos, como veículos híbridos, a gás e mesmo os modelos a diesel menos poluentes, como o Euro 6, que já está presente na nossa frota”, destaca Almir.

A bateria do transporte, do tipo CATL LiFePO4, oferece uma autonomia que varia de 210 a 350 quilômetros, dependendo das condições de uso. Mas dependendo do trajeto de cada viagem, é possível contabilizar a quantidade de voltas realizadas e estimar quanto tempo a energia pode durar. “Hoje, um ônibus elétrico pode fazer, em média, duas viagens antes de precisar parar para recarregar. Isso é algo que precisamos considerar ao planejar a operação, porque, dependendo da linha, pode ser inviável manter o veículo rodando sem interrupções frequentes para recarga. Além disso, precisamos garantir que a nossa rede elétrica esteja preparada para suportar essa demanda”, explica Almir.

Uma das dificuldades identificadas durante o planejamento foi a capacidade elétrica das garagens. A unidade de Pirangi, por exemplo, não tem carga suficiente para recarregar o veículo elétrico, o que demanda investimentos em transformadores e outros equipamentos. Outro ponto que Almir relatou é a impossibilidade de rebocar o ônibus elétrico de maneira convencional, já que o movimento das rodas gera energia, o que pode causar acidentes, como choque elétrico, se não houver o desligamento adequado do sistema.

A introdução de tecnologias mais limpas na frota da Trampolim da Vitória faz parte de um plano da empresa para reduzir a emissão de gases poluentes e oferecer um transporte público mais eficiente e sustentável.

“Acreditamos que a mudança no conceito da matriz energética é um caminho inevitável. Por isso mesmo, estamos buscando soluções para construirmos um transporte público mais eficiente e sustentável”, conclui Almir.

O ônibus elétrico que será testado pela Trampolim da Vitória é da marca Ankai, modelo OE-8 Mini, equipado com motor Dana MD100F-E 100% elétrico. O veículo conta com uma potência de 272 cavalos e torque máximo de 255,1 kgfm.

Com 8,75 metros de comprimento, o ônibus possui 20 assentos, suspensão a ar, ar-condicionado, tomadas USB e elevador tipo rampa, garantindo acessibilidade e conforto aos passageiros. O veículo tem capacidade para 20 passageiros sentados e até 15 em pé.