Histórico
Os primeiros ônibus elétricos a bateria do Brasil circularam no Rio de Janeiro, entre 1918 e 1926 na linha Mauá - Monroe, com material importado dos Estados Unidos.
No final de 2013 a Eletra lançou o modelo e-Bus de ônibus 100% elétrico a bateria, o primeiro da indústria nacional. O sistema de baterias foi o resultado de uma parceria com as empresa japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. O chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração eram fabricados no Brasil, com equipamentos semelhantes aos dos trólebus desenvolvidos pela Eletra.
Em 2014, a montadora chinesa BYD abre sua primeira fábrica de veículos elétricos no Brasil.
Em 2015 a cidade de Joinville testou um ônibus elétrico
mas a iniciativa não teve prosseguimento
Foto Divulgação
Belo Horizonte
Em 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte, realiza testes com ônibus elétricos, mas o projeto não foi adiante. Em abril de 2020 são realizados novos testes com veículo cedido em contrato de comodato com a fabricante BYD, por um período de 10 semanas.
Belo Horizonte em 2016
Em 10 de dezembro de 2018, foram apresentados os primeiros 3 ônibus elétricos a bateria marca BYD DW9, de uma encomenda de 15 unidadas, que deveriam entrar em operação na linha 6030/10 (Terminal Santo Amaro-Unisa Campus 1). Foto Leon Rodrigues
Em novembro de 2019, em São Paulo, a Transwolff inaugurou a operação de 15 ônibus elétricos a bateria na linha 6030/10 (Terminal Santo Amaro-Unisa Campus 1) que passou a ser operada integralmente com veículos elétricos
Apresentação dos ônibus elétricos da Transwolff Transportes e Turismo em 19 de novembro de 2019 em frente à Prefeitura de São Paulo. Carros BYD D9W totalmente elétricos com capacidade para 81 passageiros, dispondo de rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, portas digitais USB e ar-condicionado. Foto Divulgação SPtrans.
Vídeo - Primeira viagem do elétrico em São Paulo, por Rádio Ônibus de Henrique Estrada.
Em 9 de outubro de 2023 a Transwolff iniciou os testes do ônibus elétrico Higer Azure com 12 metros de comprimento. Os testes duraram duas semanas. Foto Divulgação TEVX Higer
Em 26 de fevereiro de 2024 a Mobi Brasil iniciou os testes do primeiro ônibus articulado de 21,5 metros da Eletra em três linhas na Zona Sul, ainda sem passageiros.
Divulgação da Caio em 22 março 2024
Foto Cristiano Oliveira
Para ampliar clique na imagem
Divulgação da Caio em 22 março 2024
Foto Cristiano Oliveira
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Em 25 de abril de 2024, a cidade de São Paulo contava com 149 ônibus elétricos a bateria e 201 trólebus em circulação.
Brasília
Em 26 de julho de 2018, a Viação Piracicabana inicia a operação de seu primeiro ônibus elétrico, na linha 0.109 (Rodoviária do Plano Piloto - Esplanada dos Ministérios), o primeiro ônibus elétrico da cidade.
Bauru
Em agosto de 2018, circula o primeiro ônibus elétrico a bateria em testes na cidade de Bauru (SP), de uma encomenda de duas unidades, fabricados pela BYD com carroceria da Marcopolo. O primeiro ônibus a entrar em operação foi adquirido pela empresa Cidade Sem Limites e o segundo pela Grande Bauru.
Em 30 de junho de 2020, a empresa Piracicabana de Brasília recebe mais 4 ônibus elétricos para operação na linha 0.108 (Rodoviária do Plano Piloto - Praça dos Três Poderes), se juntando aos outros 8 ônibus elétricos da empresa.
Em novembro de 2020, circula o primeiro ônibus elétrico rodoviário do estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, numa empresa de fretamento.
Em janeiro de 2021, circula o primeiro ônibus rodoviário elétrico do país, no Espírito Santo, numa empresa de fretamento para o transporte de funcionários.
Em agosto de 2021, a Mercedes-Benz do Brasil anuncia o início da fabricação de seu primeiro chassi para ônibus elétrico, o EO500U para ser lançado em 2022. Trata-se do primeiro ônibus elétrico urbano com medidas Padron produzido no Brasil, com 13,2 metros de comprimento, piso baixo e capacidade para até 83 passageiros. O eO500U é equipado com dois motores elétricos, um em cada roda traseira, para uma potência de pico de 380 cv e constante de 250 cv.
Em 24 de setembro de 2021, começa a circular em Parauapebas (PA) o primeiro ônibus elétrico de fretamento do Pará, para o transporte de empregados das minas de Carajás.
Niterói
Em 21 de setembro de 2021, foi iniciado o teste do primeiro ônibus elétrico a bateria em Niterói, na linha 49 (Fonseca - Icaraí) circular.
Caio Millennium em testes em Niterói em 2021
foi testado na linha Fonseca - Icaraí
Foto Nittrans
Financiamento
Em 25 de outubro de 2021, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece a possibilidade de financiamento de caminhões e ônibus elétricos por meio do Finame Baixo Carbono.
Em 12 de novembro de 2021, em Belo Horizonte, a Viação Torres início o teste por um período de 30 dias de um ônibus elétrico a bateria com geração solar marca BYD K9A Padron com carroceria Marcopolo Torino 2014.
Modelo exposto em evento Fenergia em Vitória (ES) em 24/11/2021
Foto Divulgação
São Paulo
Em 17 de outubro de 2022, a Prefeitura da Cidade de São Paulo proibiu as empresas particulares de comprarem ônibus movidos a diesel.
Em 3 de setembro de 2023, a empresa Transwolff recebeu 25 ônibus 100% elétricos a bateria fabricados pela Eletra com plataforma Mercedes-Benz, carroceria Caio Induscar e baterias Weg.
Cascavel
Em 17 de maio de 2023, a Prefeitura de Cascavel assinou a ordem de compra dos primeiros 15 ônibus elétricos. Os dois primeiros veículos, ambos articulados, foram entregues em 30 de abril de 2024.
São Paulo
Entrega dos primeiros ônibus elétricos Caio eMillennium Padron 15 m / Scania K310UB Low Entry /Eletra/Weg na garagem da Ambiental Transportes, em 14 agosto 2023
Em 18 de agosto de 2023, a empresa Transpass Transportes recebeu seus 3 primeiros ônibus 100% elétricos a bateria, marca Caio/Scania/Eletra com 250 Km de autonomia.
Modelos de chassis ônibus elétricos a bateria disponíveis no Brasil em agosto de 2023
Eletra
e-Bus 12,5 m. Até 250 Km de autonomia, direção hidráulica, suspensão penumática, velocidade máxima de 60 Km/h. Chassi Mercedes-Benz do Brasil O 500 U piso baixo, Carroceira Caio Induscar Millenium IV. Motor elétrico WEG Brasil. Bateria de lítio produzida no Brasil pela WEG modelo CFW800.
e-Bus 15 m. Até 250 Km de autonomia, direção hidráulica, suspensão penumática, velocidade máxima de 60 Km/h. Chassi Scania do Brasil K310 6x2 LE/piso baixo, Carroceira Caio Induscar Millenium IV. Motor elétrico WEG Brasil. Bateria de lítio produzida no Brasil pela WEG modelo LFP.
e-Bus 18 m, articulado, low-entry. Direção hidráulica, suspensão penumática, velocidade máxima de 60 Km/h. Chassi Mercedes-Benz do Brasil O 500 UA low-entry, Carroceira Caio Induscar Millenium III. Motor elétrico WEG Brasil. Bateria íons de lítio.
Em 20 de outubro de 2023, a Eletra apresentou seis novos modelos de ônibus elétricos:
e-Bus 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
e-Bus 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos;
e-Bus 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
e-Bus 15m (chassi Scania, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
e-Bus 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
e-Trol – Ônibus elétrico produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com catenárias para recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
BYD
D9W, piso baixo de até 13 metros de comprimento. Motor BYD 2912TZ-XY-A em cada uma das rodas, suspensão pneumática, freios a disco com ABS/EBS.
D9A, piso alto de até 13 metros de comprimento. Suspensão pneumática, Motor BYD 2912TZ-XY-A em cada uma das rodas, suspensão pneumática, freios a disco com ABS e sistema regenerativo.
D9F, rodoviário para fretamentos e linhas rodoviárias de curta e média distância. Freios a disco com ABS e suspensão pneumática. Até 300 Km de autonomia. Motor BYD 2912TZ-XY-A em cada uma das rodas.
D11A, articulado com piso alto, ideal para BRT. Motor BYD 2912TZ-XY-A em cada uma das rodas, suspensão pneumática, freios a disco com ABS/EBS. Até 250 Km de autonomia.
D11B, articulado piso baixo. Usado em São José dos Campos. Motor BYD 2912TZ-XY-A em cada uma das rodas, suspensão pneumática, freios a disco com ABS/EBS. Até 250 Km de autonomia.
Marcopolo
O primeiro ônibus elétrico integral 100% nacional, com chassis e carroceria desenvolvidos pela Marcopolo, modelo Attivi, lançado em 2021 e com produção iniciada no segundo semestre de 2022 em Caxias do Sul. Na imagem veículo em testes em Curitiba em agosto de 2023.
Ponta Grossa
Em 11 de setembro de 2023, a Viação Campos Gerais iniciou os testes de um ônibus elétrico Marcopolo Attivi por um período de 30 dias. O mesmo veículo já tinha circulado em Curitiba e Porto Alegre.
Curitiba
Em setembro de 2023, o ônibus elétrico da Volvo, modelo BZL com carroceria Marcopolo e 242 cavalos de potência, foi testado nas linhas Inter 2 Interbairros II que transportam diariamente 135 mil passageiros. A capital paranaense foi a primeira cidade da América Latina a testar o novo modelo internacional, que pode ser adaptado às condições brasileiras.
São Paulo
Em setembro de 2023, a Prefeitura de São Paulo homologou a operação de duas versões do Marcopolo Attivi Integral: eBásico, ePadron após a realização dos testes operacional, energético, segurança de frenagem e direção, consumo e regeneração da bateria. Os veículos foram testados na linha 6030-10 (Unisa Campus 1- Terminal Santo Amaro).
Em 6 de setembro de 2023, a prefeitura anuncia que irá realizar um empréstimo de 2,5 bilhões de reais para a compra de 2.600 ônibus elétricos.
Evento no estacionamento do estádio do Pacaembu em 18/09/2023 para entrega simbólica de 50 novos ônibus elétricos Eletra/Caio/Weg, com chassis Mercedes-Benz ou Scania, adquiridos pelas empresas Transwolff, Transpass, Ambiental e Campo Belo
Entrega de 50 novos carros em 18 setembro 2023
Divulgação São Paulo Transportes
Entrega de 50 novos carros em 18 setembro 2023
Divulgação São Paulo Transportes
Entrega de 50 novos carros em 18 setembro 2023
Divulgação São Paulo Transportes
12.1 metros: 25 unidades para a Transwolff
15 metros: 24 unidades, sendo 12 para a Transppass e 12 para a Ambiental
21,5 metros superarticulado: 1 carro para a Campo Belo
Em 19 de dezembro de 2023, o BNDES aprovou o empréstimo de 2,5 bilhões de reais para a compra de 1,2 mil ônibus elétricos para a cidade de São Paulo, que se tornou a primeira cidade beneficiada do programa de financiamento para ônibus elétricos.
Em dezembro de 2023, circulavam 69 ônibus elétricos a bateria na capital paulista e 152 estavam encostados aguardando a instalação de dispositivos de reabastecimento.
Carro Caio Millenium / Eletra / Scania K310UB
Ambiental Transportes Urbanos S/A
Linha 179A/4 - Metrô Tietê - Anhembi em março de 2024
Paranaguá
Em 30 de agosto de 2023, o Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá (TCP) recebe o primeiro ônibus 100% elétrico a bateria para o transporte de funcionários no interior do recinto portuário.
Manaus
Em 4 de setembro de 2023, a Eucatur apresenta o primeiro ônibus elétrico a bateria para o transporte coletivo de Manaus, modelo Eletra/Caio Millenium/Mercedes-Benz/Weg. Inicialmente o veículo foi usado no evento Sou Manaus - Passo a Paço 2023, depois entrou em operação experimental na linha 616 (Universidade do Amazonas-Terminal 2/Centro).
Primeiro ônibus elétrico de Manaus
Foto Dhyeizo Lemos / Secom
Interior do segundo ônibus elétrico de Manaus entregue em 28/09/2023
Foto Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom Prefeitura
Feira de Santana
Em primeiro de setembro de 2023, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, revelou que estava buscando financiamento junto ao BNDES para a aquisição de três ônibus elétricos para a cidade. A prefeitura efetuaria a compra para as empresas particulares operarem os veículos.
Fortaleza
Em 13 de maio de 2023, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, envia um projeto de lei à Câmara Municipal para a compra de 19 ônibus 100% elétricos, orçados em 50 milhões de reais, para o sistema de transporte coletivo.
Belém
Em 28 de setembro de 2023, a Marcopolo apresentou o ônibus elétrico Attivi Integral equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm. O governo do Pará pretendia lançar um edital no mês seguinte para a compra de 40 ônibus elétricos.
São José dos Campos
Em 4 de outubro de 2023 a Eletra disponibilizou um veículo E-Bus para testes até 17 de outubro, sem custos para o município. Foto Adenir Britto / PMSJC.
Aeroporto de Congonhas
Em 11 de novembro de 2023, a concessionária Aena Brasil iniciou os testes com ônibus elétricos para o transporte de passageiros nos embarques remotos do Aeroporto de Congonhas. O veículo foi desenvolvido numa parceria entre a TEVX Motors, a Higer e a Engie. Foto Divulgação
Fabricantes
Em novembro de 2023, a Mercedes-Benz entregou os primeiros ônibus elétricos fabricados em São Bernardo do Campo. Os primeiros de um lote de 50 unidades do ônibus elétrico eO500U.
Cuiabá
Em janeiro de 2024, foram iniciados os testes de um ônibus elétrico a bateria Azure A12BR da Higer em seis linhas de Cuiabá, incluindo uma intermunicipal. Os testes deveriam durar 30 dias.
Carro Azure A12BR da Higer em Cuiabá
Divulgação MTU em 02 janeiro de 2024
Goiânia
Em 23 de fevereiro de 2024, o governador Ronaldo Caiado apresentou ao público o primeiro ônibus elétrico da capital.
Primeiro ônibus elétrico de Goiânia
Divulgação Governo de Goiás
Ribeirão Preto
Ficha Técnica do ônibus elétrico em teste em abril de 2024
Capacidade – até 80 passageiros
Ar-condicionado
Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
Motor de tração Central com potência de 350 KW e torque de 3.300 Nm
Freios a disco com ABS/EBS
Direção eletro-hidráulica
Suspensão pneumática (mais silencioso)
Comprimento -12.950
Três portas lado direito
Poltronas urbana estofadas, com encosto alto 860 Slim
Rampa de acesso para cadeira roda
Rampa para melhor acessibilidade
Dois itinerários, na posição frontal e lateral
Rio Branco
Em 27 de abril de 2024, foi apresentado o primeiro ônibus elétrico de Rio Branco, para circular ainda em testes, modelo Marcopolo Attivi Low Entry.
Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis)
Em 24 de outubro de 2024, foi inaugurado o primeiro ônibus elétrico a bateria do transporte coletivo da capital catarinense, para testes durante 30 dias. O veículo Azure A12 BR da TEVX Higer operou inicialmente nas seguintes linhas:
138 - Volta ao Morro Sul, via Lauro Linhares
184 - UDESC, via Beira Mar
188 - TICEN - UFSC
320 - TILAG - TICEN, via Beira Mar
630 - Corredor Continente
Cada veículo custava 3,6 milhões de reais com impostos e 2,9 milhões com o ICMS zerado.
REFERÊNCIAS:
Primeiro ônibus elétrico a bateria brasileiro começa testes em SP. SP1. 19 novembro 2013.
Ônibus elétrico deve chegar neste mês. JCNet. 23 agosto 2018.
Transwolff recebe três novos ônibus elétricos. Mobilidade Sampa. 10 dezembro 2018.
Transwolff entrega 15 novos ônibus elétricos. Mobilidade Sampa. 19 novembro 2019.
Prefeitura de BH fará novos testes com ônibus elétrico. Estado de Minas. 11 março 2020.
A frota do DF ganhou mais quatro ônibus elétricos. Bom Dia DF. 30 junho 2020.
SAMUEL, Felipe. Primeiro ônibus elétrico rodoviário é apresentado em Porto Alegre. Correio do Povo. 9 novembro 2020.
ES tem o primeiro ônibus rodoviário elétrico do Brasil. Bom Dia ES. 12 janeiro 2021.
Mercedes-Benz anuncia seu 1° ônibus elétrico produzido no Brasil. InsideEVs. 26 agosto 2021.
CESAR, Julio. Niterói inicia teste com ônibus elétrico nas linhas municipais. Prefeitura de Niterói. 20 setembro 2021.
Ônibus 100% elétrico. Roma News. 24 setembro 2021.
BYD confirma o lançamento de carros elétricos no Brasil em 2022. Insideevs. 24 setembro 2021.
Caminhões e ônibus elétricos podem ser adquiridos por meio do Finame Baixo Carbono. Blog do Caminhoneiro. 25 outubro 2021.
BAZANI, Adamo. Cidade de SP assume compromisso de não autorizar vendas de veículos a combustão a partir de 2040. Diário do Transporte. 10 novembro 2021.
BAZANI, Adamo. Belo Horizonte testa ônibus elétrico com geração solar a partir desta sexta (12). Diário do Transporte. 11 novembro 2021.
ZAGOTO, Vinicius. Vídeo: frota do Transcol vai ter ônibus elétricos a partir de 2022. A Gazeta. 24 novembro 2021.
Rui Costa acompanha montagem de ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Estado. Acorda Cidade. 07 maio 2022.
Pioneirismo: Cascavel é o primeiro município do Brasil a comprar ônibus elétricos. Preto no Branco. 17 maio 2023.
DOUGLAS, Michael. Primeiro ônibus elétrico para transporte coletivo chega a Manaus, anuncia David Almeida. Crítica.com. 31 agosto 2023.
Maior cidade do Nordeste só terá ônibus 100% elétricos. Portal NE9. 13 setembro 2023.
Diretoria do BNDES aprova empréstimo, e São Paulo é a 1ª cidade apoiada na compra de ônibus elétricos. BNDES. 20 outubro 2023.
Veja desafios para cidade de SP ampliar frota de ônibus elétricos. G1 SP. 05 dezembro 2023.
CARDOSO, Bruna. Empresas começam a testar ônibus elétricos nas ruas de Cuiabá. Estadão Mato Grosso. 02 janeiro 2024.
São Paulo atinge marca de 149 novos ônibus elétricos em operação. Diário dos Trilhos. 25 abril 2024.
Chegada do 1° ônibus elétrico em Rio Branco é destaque em portais especializados do país. Acre News. 04 maio 2024.
Florianópolis inaugura primeiro ônibus elétrico no transporte coletivo. ND Mais. 22 outubro 2024.