Trólebus Intermunicipal da EMTU


Companhia do Metropolitano de São Paulo
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU)

Desde 1988

Histórico

Em dezembro de 1977, é criada a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos. A empresa torna-se concessionária exclusiva dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros por ônibus, assumindo a gestão e fiscalização das linhas existentes, até então a cargo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-SP).

No dia 15 de setembro de 1983, o Governo do Estado de São Paulo lança o programa estadual de trólebus, prevendo a implantação do Corredor São Mateus - Jabaquara. 

Em 1984, a Companhia do Metropolitano de São Paulo assume a gestão  do transporte intermunicipal por ônibus da Região Metropolitana de São Paulo. 

No dia 30 de junho de 1986, o Metrô inicia as obras de construção do Corredor São Mateus - Jabaquara.


Transporte Moderno, março 1986

Transporte Moderno, outubro 1986

Transporte Moderno, outubro 1986


Características técnicas do trólebus Cobrasma

Comprimento: 12 m
Largura: 2,60 m
Altura: 3,40 m
Capacidade nominal de passageiros: 37 sentados e 47 em pé
Peso em ordem de marcha: 12.000 Kg
Suspensão mista: molas e bolsas de ar


Em 9 de março de 1987, foi realizada a primeira viagem experimental de um  trólebus no Corredor São Mateus - Jabaquara, entre o Paço Municipal de São Bernardo do Campo e Ferrazópolis.


Foto coleção M.Reis


Em setembro de 1987, é reconstituída a EMTU/SP, assumindo no seguinte o gerenciamento do sistema de transporte intermunicipal por ônibus da região metropolitana de São Paulo.

Em outubro de 1988, início da operação experimental, com passageiros, do primeiro trecho do Corredor, entre os terminais  São Mateus e Ferrazópolis. A operação comercial é iniciada no  dia 3 de dezembro de 1988. 

No dia 9 de junho de 1989, início da integração entre os trólebus e os ônibus municipais de Santo André, no Terminal Santo André Leste. 

No dia 26 de outubro de 1989, inauguração da segunda  etapa do Corredor, com 4 quilômetros de extensão, entre São Bernardo do Campo e o Terminal de Piraporinha.

No dia 23 de outubro de 1990, inauguração da terceira e última etapa do Corredor, entre os terminais Piraporinha e Jabaquara, totalizando 33 Km de corredor. Nota-se que o trecho Terminal Piraporinha - Jabaquara, ainda não estava eletrificado, sendo operado apenas com ônibus a diesel.

No dia 7 de novembro de 1990, início da integração tarifária entre o Metrô e os ônibus do Corredor São Mateus – Jabaquara, na estação Jabaquara.

Em agosto de 1991, é iniciada a integração gratuita no Terminal São Mateus, entre a linha de trólebus de São Mateus e os trólebus do Corredor São Mateus – Jabaquara.

No dia 14 de maio de 1992, é iniciada a operação da bilhetagem magnética, com a venda apenas nos terminais e estabelecimentos comerciais próximos ao Corredor.

Em maio de 1993, são paralisadas as obras de construção do Corredor de Trólebus Diadema - Brooklin, iniciada em 1986. As obras são retomadas no dia 3 de julho de 1996, no trecho de 4,5 Km entre o Morumbi e a Avenida Washington Luís, passando pelas avenidas Roque Petroni Junior e Vicente Rao.


Corredor São Mateus-Jabaquara em 1995

Frota: 46 trólebus Cobrasma /Tectronic
Número de linhas: 4
Extensão da rede: 24,5 Km
Subestações: 13
Tensão: 600 volts
Potência instalada: 6.550 kW

Fonte: Relatório Trólebus ANTP, 1995


Em setembro de 1996, é iniciado o procedimento licitatório  para concessão do Corredor à iniciativa privada por um prazo de 20 anos. No dia 24 de maio de 1997, a Concessionária Metra assume a operação do Corredor.

Antes da Metra assumir a operação, o Corredor contava com 25 Km de rede, 5 linhas em operação e 47 trólebus, além da frota de ônibus a diesel.

Em 24 de maio de 1997, o corredor recebeu 22 novos trólebus Marcopolo, elevando a frota de ônibus elétricos para 68 unidades.

Em junho de 1998, entraram em circulação 10 novos trólebus articulados Marcopolo / Volvo / Powertronics com capacidade para 170 passageiros. 


Via Urbana, Junho/Julho 1998


Frota em junho 1998

68 Trólebus convencionais
10 Trólebus articulados Marcopolo com ar-condicionado
189 ônibus a diesel

Em 2002, início da operação, ainda em testes, do primeiro trólebus de piso baixo do país, na linha 285 (São Mateus – Ferrazópolis) modelo Urbanuss Pluss Low Floor com rebaixamento integral. Trata-se também do primeiro ônibus com rebaixamento integral a circular no Brasil.


Primeiro trólebus de piso baixo do Brasil


Em 2002, o Corredor São Mateus – Jabaquara, operadp pela Metra e administrado pela EMTU-SP, contava com 191 veículos, sendo 74 trólebus, 81 ônibus Padron a diesel e 29 articulados a diesel.

Frota da Metra em 2003

Trólebus Padron                 58
Trólebus Articulado            10
Híbrido Padron                     3
Diesel Padron                   100
Diesel Articulado                30
Diesel Micro-ônibus           25
Total                                  226

A frota de trólebus era composta pelos seguintes modelos :

Busscar Urbanus Plus Low-Entry, com chassi Mercedes Benz O-500 U e motor de tração Engesa UPTO 250/4

Busscar Urbanus Plus Low-floor, monobloco Busscar, com motor de tração Engesa UPTO 250/4

Marcopolo GV4, com chassi Volvo B58 e motor de tração BB 926-2C-Gevisa

46 unidades do Cobrasma monobloco, com motor de tração UPTO 250/4-Gevisa

Articulado Marcopolo GV5, com chassi Volvo B58 e motor de tração BB 926-2C-Gevisa

Linhas em operação em 2003 (Trólebus e Diesel)

284             São Mateus - Santo André Oeste
284M          São Mateus - Shopping Metrópole
285             São Mateus - Ferrazópolis
286             Santo André Leste - Ferrazópolis
287             Santo André Oeste - Diadema
287P           Santo André Oeste - Piraporinha
288             Ferrazópolis - Jabaquara
288P           Ferrazópolis - Piraporinha
289             Piraporinha - Jabaquara
290             Diadema - Jabaquara
376             Diadema - Brooklin CPTM
376M          Diadema - Shopping Morumbi

Em outubro de 2004, foi iniciada a transferência gratuita entre as plataformas D e E do Terminal Santo André Oeste. Até então a troca gratuita  de ônibus só era permitida no Terminal São Bernardo do Campo.

Em 2009, no dia 20 de março, a EMTU/SP abre o processo de licitação para  contratação de empresa responsável pela elaboração dos projetos executivos e pela execução das obras de construção do Corredor Diadema – São Paulo (Brooklin). O corredor, com 12 quilômetros de extensão, compreendia o trecho entre o Terminal Metropolitano Diadema e a estação do Morumbi da CPTM, passando pelas avenidas Presidente Kennedy, no município de Diadema, e Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo. O trecho era operado desde 2000 pela Concessionária Metra com uma linha de micro-ônibus até a estação Brooklin da CPTM. O projeto também incluía a construção de 5 estações de transferência: Jardim Miriam, Washington Luis, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Morumbi, além de intervenções no Terminal Diadema para adequação do acesso de entrada e saída dos veículos e preparação da plataforma de embarque. 

Em novembro de 2009, finalmente,  é iniciada a instalação da rede elétrica de 11 Km de extensão,  entre os terminais de Piraporinha e Jabaquara, único trecho do Corredor ainda não eletrificado. No dia 21 de fevereiro de 2011, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP) publica o edital para contratação da empresa para as obras de instalação da rede aérea, viabilizando a operação integral do Corredor com trólebus. O primeiro trólebus circula no trecho, ainda em caráter experimental, em 12 de maio de 2012.

Em maio de 2011, o Corredor contava com frota de 80 trólebus e  150 ônibus a diesel, com 13 linhas em operação, transportando cerca de 5 milhões de passageiros por mês. A frota de 80 trólebus era composta por 20 veículos de piso baixo (low- floor), 3 com piso dianteiro rebaixado (low-entry), 11 articulados e 46 tipo Padron.

Em novembro de 2012, a Metra formaliza com a Eletra a compra de 20 novos trólebus articulados de 18 metros, modelo Caio Millenium com chassi Mercedes Benz, motor elétrico Weg e baterias Moura. O primeiro veículo inicia a operação, ainda em testes, em maio de 2013.  Em novembro de 2013, o Corredor contava com 50 novos carros, sendo 20 trólebus articulados de 18 metros e 30 ônibus a disel  superarticulados de 23 metros, os primeiros do país.

A partir do dia 31 de outubro de 2013, os bilhetes de papel com tarja magnética tipo Vale Transporte, Escolar e Integração com ônibus Intermunicipais, não são mais aceitos nos coletivos.  A compra dos passes e recarga dos cartões podiam ser realizadas em 130 postos autorizados espalhados pelo Corredor ou nos terminais.

Em 5 de outubro de 2016, com a presença do governador Geraldo Alckimn, foram entregues 10 novos trólebus articulados,  com investimento de 15 milhões de reais. Os novos trólebus, modelo Caio Millenniun BRT com  18 metros de comprimento e piso rebaixado, contavam com chassi Mercedes Benz MBB O-500 UA , motor WEG sem marcha autônoma, sistema de ajoelhamento pneumático, ar-condicionado, Wi-fi,  e tomada USB 12v para recarga. 


Trólebus articulado Caio Millennium

Caio Millennium em 22 agosto 2018
Foto Samuel Tuzi
Divulgação Metra


No dia 20 de janeiro de 2019, a tarifa do Corredor da Metra foi reajustada de R$ 4,30 para R$ 4,80.

Passageiros Transportados

1993       60.467.757
1994       61.846.091
1995       10.951.212
1996       10.639.524
1997       12.530.759
1999       12.170.062
2000       10.647.854

Extensão da Rede Instalada (Km)

1993       24,5
1994       24,5
1995       24,5
1996       24,5
1997       24,5
1998       24,5
1999       24,5
2000       24,5

Frota Patrimonial

1993       46
1994       46
1995       46
1996       46
1997       68
1998       78
1999       78
2000       78

Frota em Operação

1993       42
1994       42
1995       42
1996       42
1997       66
1998       65
1999       67
2000       67

Linhas em Operação

1993       4
1994       4
1995       4
1996       4
1997       5
1998       5
1999       5
2000       5


REFERÊNCIAS:

Anuário ANTP dos Transporte Urbanos. Associação Nacional de Transportes Públicos. São Paulo. 1997.

Metra Um Moderno Conceito de Transporte. Metra Sistema Metropolitano de Transportes Limitada. São Bernardo do Campo. 2003.

GRANCONATO, Elaine. Baldeação gratuita tem início neste sábado. Diário do Grande ABC. São Bernardo do Campo. 2 outubro 2004.

Eletra vende 20 trólebus à Metra. Automotive Business. 22 novembro 2012.

PROIETI,Cadu, GASPAR, Drielly. Fim de bilhete confunde usuários de trólebus. Diário do Grande ABC. São Bernardo do Campo. 10 outubro 2013.

MACÁRIO, Daniel. Tarifa do trólebus vai para R$ 4,80 a partir de domingo. Diário do Grande ABC. São Bernardo do Campo. 18 janeiro 2019.