Rio Claro


Empresa Municipal de Desenvolvimento de Rio Claro (Emderc)
1986 - 1993

Histórico

Em 30 de novembro de 1981, a Câmara Municipal  de Rio Claro autoriza a Prefeitura a firmar convênio com a Companhia Energética de São Paulo (CESP) para a instalação e manutenção do sistema de trólebus. A operação do sistema deveria ser feita através de uma empresa privada. No dia 13 de agosto de 1982, no entanto, a Câmara Municipal  transfere a operação dos trólebus à Empresa Municipal de Desenvolvimento  de Rio Claro (Emderc).

A Emderc adquire 10 trólebus de segunda mão da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) de São Paulo, fabricados na década de 1960. Os veículos deveriam ser reformados nas oficinas da própria Emderc.

A primeira linha entrou em operação em 10 de maio de 1986, com apenas um trólebus em serviço, ainda sem a cobrança de passagem. O segundo trólebus entrou em operação no dia 13  de setembro de 1986, quando foi iniciada a operação comercial. O terceiro trólebus entrou em operação no dia 8 de agosto de 1989 e o quarto em 17 de abril de 1990. 


Transporte Moderno, junho 1986

Transporte Moderno, junho 1986


Em 31 de dezembro de 1988, é inaugurado o novo Terminal Rodoviário Intermunicipal. O antigo terminal privado, atendido pelos trólebus, é desativado, repercutindo drasticamente na queda do número de passageiros transportados pelos trólebus, tornando-o subutilizado.

Em 1990, apenas 4 veículos reformados estavam em operação. Os demais veículos ainda estavam encostados, em processo de reforma. O sistema contava então com apenas uma linha em operação, a Cervezão/ BNH/ Centro/ Kennedy, com 17 Km de extensão, transportando cerca de 4.500 passageiros/dia.

Em 1991, os carros nº 5 e nº 6 entram em operação. O sistema passa a contar com 6 trólebus em operação. Os 4 veículos restantes, encostados aguardando reforma, são transformados em sucata.

Em 1993, com a entrada da nova administração, decide-se pela extinção do sistema. O último trólebus circula em junho de 1993.




Extensão máxima da rede bifilar: 17,5 Km
Frota máxima: 10, adquiridos de segunda mão da CMTC de São Paulo e reformados pela Emderc.
Número de Linhas: 1
Subestações: 1


Transporte Moderno, junho 1986


REFERÊNCIAS:

Sistemas de Trólebus desativados no Brasil. Anuário ANTP dos Transportes Urbanos 1999/2000. Associação Nacional de Transportes Públicos. São Paulo. 2000. p.114.