São Salvador da Bahia


Serviço Municipal de Transportes Coletivos (SMTC)
1959 - 1969

Histórico

Em 1955, no dia 25 de outubro, a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia, que operava precariamente e detinha o monopólio do sistema de bondes e elevadores da capital, é encampada pela Prefeitura do Salvador, sendo criado o Serviço Municipal de Transportes Coletivos (SMTC). 

Em 1956, no dia 30 de outubro, é encerrada a concorrência para a instalação dos trólebus na cidade baixa, substituindo os bondes elétrico. Na mesma época era preparada a garagem de para receber os trólebus, noLargo de Roma.

Em janeiro de 1957, a firma Sociedade Sul Americana de Engenharia S.A (SADE) é contratada para instalar o sistema de trólebus na cidade baixa, com 23 Km de rede bifilar e 50 ônibus elétricos.

Em outubro de 1957, a Prefeitura contrata dois empréstimos no exterior para aquisição de materiais destinados ao sistema.

Em 1957, no dia 9 de novembro, o prefeito Hélio Machado firma contrato com o Banco Econômico da Bahia, para o financiamento da importação da frota de trólebus.

Em 1958, no dia 5 de setembro, são desembarcados no porto de Salvador os 3 primeiros trólebus, provenientes de Genova, Italia,  pelo Lóide Haiti.

No dia 29 de setembro de 1958, circulam os primeiros três trólebus, ainda em testes, sem passageiros, entre Roma e a Praça Visconde de Cairo. A experiência foi acompanhada por dois técnicos italianos. Os testes para o treinamento do pessoal da operação são concluídos no final de dezembro.

No dia 9 de janeiro de 1959, é inaugurada a primeira linha, entre o Comércio e a Madragoa, com frota de 9 veículos. Dos 50 ônibus elétricos encomendados, 40 já se encontravam em Salvador.


Rua do Imperador, esquina com Avenida Dendezeiros do Bonfim em 1959



Desembarque de Equipamentos no Porto de São Salvador

11/04/1957, vapor Lóide Equador, materiais para instalação da rede aérea.

19/06/1958, vapor Lóide Honduras, materiais para instalação da rede aérea e subestações retificadoras.

23/07/1958, vapor Lóide Venezuela, parte das 6 subestações retificadoras.

04/09/1958, vapor Nordhval, 27 bobinas contendo fios de cobre para a rede aérea.

05/09/1958, vapor Lóide Haiti, peças de reserva para ônibus elétricos, peças de subestações retificadoras, e 3 ônibus elétricos.

01/10/1958, vapor Lóide Honduras, 4 ônibus elétricos.

21/10/1958, vapor Lóide América, peças de reserva para ônibus elétricos e 8 ônibus elétricos.

24/10/1958, vapor Lóide Haiti, peças de reserva para ônibus elétricos.

03/12/1958, vapor Lóide Paraguay, 12 ônibus elétricos.

15/12/1958, vapor Lóide Paraguay, peças de reserva para subestações retificadoras.

31/12/1958, vapor Lóide Paraguay, peças de reserva para ônibus elétricos e partes das subestações retificadoras.

05/01/1959, vapor Lóide Panamá, 13 ônibus elétricos.

27/01/1959, vapor Lóide Panamá, peças de reserva para ônibus elétricos.

27/02/1959, vapor Lóide Panamá, peças de reserva para ônibus elétricos.

14/03/1959, vapor Lóide México, 10 ônibus elétricos.

28/04/1959, vapor Lóide México, peças de reserva para ônibus elétricos.


Largo de Roma
Cidade Baixa
Renascença, novembro 1961

Prospecto da Compagnia Generale di Elettricità, Milano (IT) em 1961
Ao fundo, a Igreja de São Joaquim na Avenida Jequitaia, Calçada


O sistema é extinto em 1969, em função de falta de manutenção. Todo material foi transformado em sucata.

Extensão máxima da rede bifilar: cerca de 23 Km

Frota máxima: 50 trólebus Fiat modelo Montevideo

Sede social: rua Santos Titara, Massaranduba, hoje ocupado por uma escola pública.

Garagem: Largo de Roma

Linhas:

Comércio - Ribeira, via Bonfim
Comércio - Ribeira, via Caminho de Areia
Comércio - Roma

Mapa


A Bateria

Em 2017, o Governo do Estado da Bahia manifesta  intenção de operar ônibus elétricos a bateria na Região Metropolitana de São Salvador.

Em 16 de julho de 2019, é iniciado o teste de um ônibus elétrico a bateria, de marca BYD, num período de 30 dias, em 4 linhas: Estação Pirajá-Ribeira, Pirajá-Barra, Pirajá-Pituba e Paripe-Aeroporto, com revezamento de uma linha a cada 7 dias.


Foto Mauro Akin Nassor / Correio


Em 11 de julho de 2022, a empresa Jequié Cidade Sol venceu o pregão para operar os primeiros 20 ônibus elétricos do governo do estado, do Projeto Piloto da Região Metropolitana de São Salvador. Inicialmente nas linhas:

Ilha de São João - Piatã, via Linha Vermelha
Kartódromo - Terminal Pirajá, via Linha Azul

Primeiros ônibus elétricos do Governo do Estado a caminho de São Salvador em 17 de junho de 2022


REFERÊNCIAS:

Primeiro aniversário da encampação do SMTC de Salvador. Jornal do Commercio. 1956, outubro, 26. Página 2.

Solução da Prefeitura de Salvador. Diário Carioca. 1957, outubro, 4. Página 5. 

Salvador vai ter Trolley-Bus. A Noite. 1957, novembro, 11. Primeiro caderno, página 6.

Chegaram os 3 primeiros Trolley-bus. O Jornal. 1958, setembro, 10. Primeira seção, página 8.

Correio dos Estados. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 30 setembro 1958. p.4.

Ônibus elétricos começarão a servir. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1958. p.4.

Ônibus elétricos em Salvador Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 janeiro 1959. p.4.

BRASIL. Relação dos Materiais Importados para o serviço de instalação dos ônibus elétricos. Atos do Poder Legislativo. Lei Nº 4.622 de 3 de maio de 1965. Concede isenção de tributos para importação de bens e dá outras providências. Página 38.

Passageiros e Rodoviários aprovam novo ônibus elétrico. Correio 24 Horas. 2019, julho, 16.